gototopgototop
Você está em: Leituras e Informação Matérias Cadelas - Entenda um pouco sobre o Ciclo Reprodutivo das fêmeas

Menu do Site

Dê sua Opinião - Enquete

Sobre o Chip de identificação animal?
 
Cadelas - Entenda um pouco sobre o Ciclo Reprodutivo das fêmeas
Escrito por Simpaticão   

Puberdadecachorrinho

As cadelas de raças de pequeno porte em geral têm a sua puberdade em torno de 6 - 7 meses de vida, as cadelas de porte médio em média com 7 a 8 meses, e as raças de porte grande, iniciam seu ciclo reprodutivo ao redor dos 9 a 12 meses de vida.

De maneira geral considera-se que as cadelas alcançam a maturidade sexual em torno dos 6 meses de idade. Possuem um ou dois ciclos de ovulação por ano com períodos de 21 dias cada um. O sangramento, característica mais evidente das primeiras fases do ciclo, persiste por 7 á 14 dias, podendo variar de acordo com a raça, porte, idade e fatores fisiológicos individuais de cada cadelinha.

A gestação dura em torno de 58 a 63 dias e a Lactação em torno de 3 a 7 semanas, mas geralmente realiza-se o desmame aos 30 dias de vida dos filhotes.

Ciclo Sexual

Podemos dividir o ciclo sexual das cadelas em 4 fases:

Fase 1 - Alteração visual na vulva e corrimentos, gerando atração sobre os machos, (provocado pelo ferormônio presente no muco vaginal), mas nessa fase ela não aceita a copula. Essa fase é chamada de PROESTRO.

Fase 2 - Nesta fase é que ocorrerá a ovulação, o corrimento é reduzido ou inexistente e a fêmea aceita o macho, (O comportamento de aceitação e submissão ao macho é devido a diminuição do nível estrogênico e aumento do nível de progesterona), essa fase vai mais ou menos do oitavo ao décimo quinto dia após iniciar o corrimento. Essa fase recebe o nome de ESTRO.

Fase 3 - É o período de gestação para as cadelas que obtiveram fecundação após a cópula,essa fase recebe o nome de METAESTRO.

Fase 4 - Período onde não há atividade sexual , e é conhecida como ANESTRO.

Finalizando:

É comum durante o cio as fêmeas se manterem limpas, lambendo-se com freqüência como também lambendo os lugares que foram sujos com o corrimento. Uma opção para amenizar esses transtornos causados pelo corrimento, é o uso das calcinhas higiênicas.
O banho é contra-indicado por muitos profissionais, devido à queda de resistência e susceptibilidade a doenças neste período tão especial das cadelinhas. Na maior parte dos casos recomenda-se o banho á seco.

cachorrinho2

Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução sem alterações desde que seja citado o nome "Simpaticão Pet Shop" e o link http://www.simpaticao.com - Copyright Simpaticão - Todos os direitos reservados.